covid19

PLANO DE PREVENÇÃO COVID19

última atualização 15 de junho de 2020

Estimado Sócio,

numa altura em que estamos de volta a casa, não poderíamos deixar de voltar a dizer-lhe “obrigado” por ter estado ao nosso lado, ajudando-nos a ultrapassar um período que a todos colocou à prova. 

Face à comunicação do Sr. Primeiro Ministro, na sequência da divulgação da Resolução do Conselho de Ministros de 29 de Maio de 2020, reunimos todas as condições necessárias à abertura do Clube, existindo um conjunto de novas regras de adaptação incontornáveis para que a retoma se dê em total segurança.

1. Gestão de Espaço

1.1 A entrada só poderá ser feita pela Recepção do Clube.

1.2 É obrigatória a desinfeção das mãos na entrada, utilização de máscara ao entrar no ginásio, ao circular nos corredores e à saída do clube, sendo a mesma dispensável durante as aulas ou treino

1.3.A presença nas aulas será garantida através de reserva na APP Jazzy Play.

1.4 Os sócios deverão respeitar os horários de reserva (horário de início e de fim).

1.5 Cada sócio poderá efetuar apenas uma reserva por dia em cada espaço ou aula.  

1.6 A entrada será permitida apenas aos sócios/alunos que reservaram previamente o serviço/aula.

1.7 Os sócios / alunos  devem respeitar a sinalética, nomeadamente de delimitação dos espaços.

1.8 A lotação das aulas de grupo será definida em função da dimensão do espaço onde as mesmas decorram

2. Distanciamento de segurança

2.1 A movimentação nos espaços (receção, bar/cafetaria, espaços de circulação, etc.) deve respeitar a distância mínima de 2 metros.
2.2 Durante as aulas de grupo, os alunos devem respeitar a marcação que garante o distanciamento definido.

3. Treino Personalizado

3.1 Os equipamentos disponíveis na sala de exercício devem ser utilizados assegurando o distanciamento de pelo menos 3 metros entre praticantes.
3.2 Os sócios devem respeitar a nova disposição de equipamentos em sala, de forma a evitar um “frente a frente” com outros equipamentos ou corredores de circulação
3.3 O revestimento das pegas dos equipamentos não deve ser removido pelos utilizadores, sendo substituído sempre que visivelmente degradado e descartado ao final do dia (depois do encerramento).

4. Aulas de Grupo

4.1 As aulas de grupo (em sala, ao ar livre ou em piscina) contemplam a redução de participantes, assegurando que a lotação máxima é reduzida, de forma a garantir o distanciamento físico de pelo menos 3 metros entre praticantes.

4.2  Os sócios  devem respeitar a sinalética, nomeadamente de delimitação dos espaços e a indicação de não utilização de aparelhos.

4.3 Os aparelhos disponíveis estão devidamente sinalizados

4.4 Iremos arejar e promover a ventilação dos espaços das sessões de treino em grupo, durante pelo menos 20 minutos entre as sessões. 
4.5 Iremos assegurar a limpeza e higienização dos espaços e equipamentos utilizados entre sessões.

5. Piscinas

5.1 A limpeza e desinfecção da piscina irá ser realizada com o procedimento habitual, como definido em protocolo interno.
5.2 A água é testada regularmente quanto à química correta e desinfeção adequada.
5.3 É obrigatório higienizar as mãos na entrada do cais da piscina.
5.4 É aconselhável a utilização de óculos de natação dentro da piscina e área circundante, de modo a evitar tocar com as mãos nos olhos.
5.5 Saunas, banhos turcos, solários, hidromassagem/jacuzzi e similares permanecerão encerrados até indicação contrária por parte das entidades oficiais.

6. Balneários, chuveiros, sanitários e bebedouros

6.1 É permitido o acesso dos sócios a cacifos e às instalações sanitárias. 
6.2 O número de cacifos disponibilizado estará de acordo com o número permitido de utilizadores.

6.3 O espaçamento dos chuveiros/cabines de duche será facilmente perceptível através da sinalização colocada nos mesmos, garantindo a circulação em total segurança, sempre acompanhada pelo reforço da frequência da intervenção das equipas de limpeza. 

6.4 Não estarão disponíveis aparelhos de secagem das mãos, privilegiando-se o uso de papel das mãos descartável. 

6.5 Seguindo a recomendação da DGS, não deverão ser utilizados secadores de cabelo nem lâminas de barbear.
6.6 Não serão disponibilizados bebedouros, pelo que o sócio deverá optar por utilizar a sua própria garrafa.

7. Medidas de Higiene

7.1 Todos os utilizadores devem respeitar a etiqueta respiratória.
7.2 Por todo o clube existirão dispensadores de desinfectante para as mãos, permitindo ser utilizados facilmente.
7.3 Todos os alunos devem desinfetar as mãos frequentemente e sempre antes e depois do treino, obrigatoriamente.
7.4 Não é permitida a utilização de calçado trazido da rua, devendo os sócios promover a troca antes de iniciarem o treino/aula
7.5 Depois da utilização, os sócios devem colocar o material de treino na zona indicada pelo professor, para ser desinfetado.
7.6 Cada pessoa deve utilizar a sua toalha de treino (obrigatória nas aulas de Grupo e Treino Personalizado).
7.7 Entre aulas e atividades o material e equipamento bem como todas as superfícies onde os utentes e staff tocam serão desinfetados pela equipa do Clube.
7.8 Estarão abertas o máximo de portas e janelas, minimizando o risco de contágio.

Bom treino!